logo do blog

Jorge Amado viveu bons momentos em Ipiaú


Por José Américo
10 de agosto de 2012 é a data em que o mundo comemora o centenário do nascimento do escritor Jorge Amado. Essa celebridade internacional também faz parte da historia de Ipiaú. Ficou na memória da comunidade local o dia 2 de dezembro de 1994(data do 61º aniversário da emancipação política deste município) quando o famoso escritor visitou a cidade e foi alvo de uma inesquecível homenagem na Câmara Municipal e no Colégio Dom Bosco.
Na ocasião Jorge Amado estava acompanhado de sua mulher Zélia Gattai e dos amigos Calasans Neto (Mestre Calá), um dos mais importantes artistas plásticos da Bahia, e do médico cardiologista Jadelson Andrade, filho da terra, os quais também foram homenageados. No Colégio Dom Bosco a comitiva assistiu a uma programação cultural cujo tema foi a obra de Jorge e na Câmara os ilustres visitantes foram agraciados com a “Comenda Altino Cerqueira”, a mais importante honraria do município.
A Sessão Solene, iniciada às 20 horas, foi assistida por centenas de pessoas, algumas delas de outros municípios da região. Tanto o salão do Plenário quanto a Praça Alberto Pinto, onde em um telão era projetado o inesquecível acontecimento, estavam literalmente tomados pela multidão. Ao se aproximar do prédio da Câmara, por volta das 20hs30min, Jorge foi saudado com o rufar dos tambores do candomblé do Pai Nado. Era a voz dos orixás no abre alas para a cerimônia apoteótica. Salve Jorge, Salve Ipiaú.
Coube ao então Presidente da Câmara, vereador Edvaldo Santiago (professor Tatai) o discurso de abertura da lendária sessão. “ É uma alegria indescritível para Ipiaú este momento, com esta apresentação humilde e simples, quero dizer que estamos começando uma festa de amor”, destacou o orador.Em seguida o presidente abriu espaço para que os autores dos projetos que resultaram na concessão da honraria, também saudassem os homenageados e procedesse a condecoração. Coube ao vereador João Tavares Alcântara condecorar Jorge Amado. O publico aplaudiu com intensidade.
Coisas Inteligentes
Após os atos das condecorações, Jorge Amado deu inicio a um longo e emocionado discurso de agradecimento. Revelou a importância da homenagem, destacou a presença de outros escritores (Euclides Neto, Sá Barreto e Clodomir Xavier) no salão e revelou: – Estou muito honrado em receber da cidade de Ipiaú esta comenda que recorda um homem, um educador que dedicou sua vida à cultura, união e bem estar da população. Mais que honrado estou contente, pois estou entre amigos. O que eu vi aqui foi espantoso. Discursos bons, com os oradores dizendo coisas inteligentes. Disseram bem e sobretudo com o calor da amizade que traz uma beleza sempre profunda nas palavras pronunciadas”.
 O autor de Gabriela, também falou de literatura e fez uma referencia especial ao escritor ipiaúense Euclides Neto, classificando-o como um dos maiores ficcionistas da região cacaueira”.De Jadelson Andrade, ele disse: “É um homem de ciência que está crescendo a cada dia e que honra os cidadãos de Ipiaú”. Concluindo seu pronunciamento Jorge Amado mostrou em palavras simples a grandeza da sua gratidão:
“A beleza das coisas não está na riqueza, a beleza das coisas é mais profunda. Está nas pessoas, está naquilo que se faz com carinho e com amor. Em Ipiaú me sentir comovido em todos os momentos. Rir e chorei. Foi tão bonito e fez com que eu jamais esqueça desta cidade”.
(Giro/José Américo Castro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário